data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal
O agricultor Manoel Da Silva
Vidal, filho de João Batista Vidal e Alexandra da Silva Vidal, falecidos, nasceu em São Sepé. Ele teve nove irmãos, e sem muitas oportunidades, não conseguiu estudar, precisou trabalhar desde cedo. Criado no Distrito de Passo do Verde, era um jovem alegre, que gostava de jogar futebol com os amigos e de uma boa pescaria à beira da calmaria de um rio.
Manoel passou boa parte da vida na colônia Pinheiro, no Distrito de Santa Flora. Foi casado com Zoraide Vargas Vidal, e teve sete filhos, João Batista, Júlio Cesar, José Mauriti, Roselaine, Eder, Elder e Vagner, além de nove netos e três bisnetos. Quando veio para Santa Maria, seguiu empregado na agricultura, dedicando sua vida ao trabalho e à família. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Gesiel Machado Vidal, 23, um dos netos, conta que o avô sempre orientou os familiares a seguirem o caminho do trabalho na vida.
- Quando criança, eu ia com o meu primo até a lavoura onde ele trabalhava. Andávamos de trator, e o vô nos mostrava como era o trabalho. Ele nos ensinou a sermos pessoas de bem, honestos, trabalhadores. Meu avô foi um herói para mim - completa o neto.
Gesiel lembra, ainda, da dificuldade dos últimos momentos, nos quais procurou estar o mais presente possível.
- Ao passar uma noite com ele no Pronto Atendimento do Bairro Patronato, percebi o quanto o seu estado de saúde regrediu Quando ele morreu, fiquei muito triste, mas com o sentimento de dever cumprido por estar ao lado do meu avô nos momentos mais difíceis - emociona-se. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Manoel Da Silva Vidal morreu, aos 74 anos, em decorrência de doenças vasculares periféricas e um infarto agudo do miocárdio. O agricultor foi sepultado no mesmo dia, no Cemitério do Mato Alto, em Santa Maria.